Fortes chuvas voltam a causar problemas no Grande ABC

Por Portal Opinião Pública 24/04/2025 - 09:56 hs
Foto: PMM / Divulgação
Fortes chuvas voltam a causar problemas no Grande ABC
Equipes da Prefeitura de Mauá trabalharam logo após as chuvas do último sábado para atender

As cidades do Grande ABC voltaram a sofrer com as fortes chuvas que caíram sobre a região no último fim de semana. No sábado (19), os municípios de Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema registraram diversas ocorrências devido às precipitações, como alagamentos, transbordamento de córregos, deslizamentos e quedas de energia.

De acordo com informações da Defesa Civil de Mauá, entre 15h28 e 17h35 de sábado, foi registrado um volume médio de chuvas de 45mm na cidade, quantidade que representa o triplo do que era esperado para a data (14mm) e que gerou alagamentos em vários pontos do município. Ainda segundo dados do órgão, algumas das regiões mais afetadas foram a Vila Magini (77,62 mm), o Jardim Oratório (73,71 mm) e o Jardim Paranavaí (48,82 mm).

Outro bairro bastante afetado pelas chuvas foi o Jardim Rosina, que teve um acumulado de precipitações superior a 112mm em 24h e onde foi registrado deslizamento de terra na Rua Vereador Alberto Ratti, altura do número 671, que causou o rompimento de uma tubulação em uma obra da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Parte da via, que havia recebido obras de infraestrutura recentemente, cedeu — possivelmente devido ao comprometimento do processo de secagem pelo excesso de chuvas.

A área foi interditada preventivamente por agentes da Defesa Civil que compareceram ao local. Já a Sabesp mandou funcionários para trabalharem no reparo do ramal danificado, o que impediu a circulação de ônibus no local.

No Jardim Paranavaí, ocorreu uma erosão na calçada da Rua Andirá, número 439. Já na Avenida Presidente Castelo Branco, 1.807, no Jardim Zaíra, houve queda parcial de um muro de contenção (gabião) às margens do córrego Corumbé.

Os trens da linha 10-Turquesa também foram prejudicados graças as chuvas, com a interrupção da circulação das composições entre as estações Capuava e Prefeito Saladino por algumas horas.

Não foram registradas vítimas, desalojados ou desabrigados durante as ocorrências.

As demais cidades da região também sofreram com o alto índice de chuvas. Em Santo André, o nível de precipitações do último sábado foi o equivalente ao esperado para 22 dias, segundo a CNN Brasil. Já São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul registraram pontos de alagamento em diversas vias. Em Diadema, o córrego Ribeirão Capela chegou a transbordar e várias ruas e avenidas também tiveram alagamentos. 

Defesa Civil divulga balanço da Operação Chuvas de Verão em Mauá 

Na quarta-feira da semana passada (16), ou seja, três dias antes das fortes chuvas que atingiram a cidade, a Defesa Civil de Mauá divulgou um balanço relacionado à “Operação Chuvas de Verão”. Conforme as informações, a cidade registrou um total de 1.749,34 mm de chuva, com média diária de 10,53 mm ao longo dos 166 dias. A ação foi iniciada em 1º de novembro de 2024 e finalizada no último dia 15.

O destaque foi o temporal do dia 1º de abril, quando choveu 132 mm em apenas 1h40 — muito acima dos 2 mm previstos para o dia. Apesar da intensidade, não houve vítimas, e as equipes da Prefeitura atuaram rapidamente para desobstruir vias e normalizar o trânsito.

Entre os meses, fevereiro foi o mais chuvoso, com 422,67 mm, e março o mais seco, com 70,40 mm. O maior volume diário foi em 1º de abril, com 137,18 mm.

Ainda segundo o Paço, apesar de finalizada a “Operação Chuvas de Verão”, o trabalho de monitoramento da Secretaria de Proteção e Defesa Civil será mantido, conforme as diretrizes do Plano de Contingência Municipal. A atividade é amparada pelo Comitê Permanente de Combate e Enfrentamento aos Efeitos Decorrentes das Chuvas. Desta maneira, caso necessário, poderão ser acionados demais setores como Secretaria de Serviços Urbanos, Saúde, Assistência Social, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e GCM, além de PM e Corpo de Bombeiros para atender ocorrências.

A Defesa Civil atende pelo telefone 199, 4512-7694 ou 4547-5690 e está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, nº 1930, no Jardim Zaíra. Em casos de emergências, também podem ser acionados o Corpo de Bombeiros, ligando para o 193, o SAMU no 192 e a GCM no 153.